[49.9] E quando dois grupos de fiéis combaterem entre si, reconciliai-os, então. E se um grupo provocar outro, combatei o provocador, até que se cumpram os desÃgnios de Deus. Se porém, se cumprirem (os desÃgnios), então reconciliai-os eqüitativamente e sede equânimes, porque Deus aprecia os equânimes.

[49.11] Ó fiéis, que nenhum povo zombe do outro; é possÃvel que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possÃvel que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis com apelidos mutuamente. Muito vil é o nome que detona maldade (para ser usado por alguém), depois de Ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependem serão os inÃquos.

[49.12] Ó fiéis, evitai tanto quanto possÃvel a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espreiteis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa! Temei a Deus, porque Ele é Remissório, MisericordiosÃssimo.

[49.14] Os beduÃnos dizem: Cremos! Dize-lhes: Qual! Ainda não credes; deveis dizer: Tornamo-nos muçulmanos, pois que a fé ainda não penetrou vossos corações. Porém, se obedecerdes a Deus e ao Seu Mensageiro, em nada serão diminuÃdas as vossas obras, porque Deus é Indulgente, MisericordiosÃssimo.
